sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A democracia organizacional



A norte-americana Traci Fenton trabalhou na área de marketing de uma das maiores empresas durante quatro meses e saiu porque não conseguia suportar o ambiente de trabalho. E lançou-se numa cruzada, que também é um negócio pois tem a consultora WorldBlu (www.worldblu.com), da democracia organizacional. 
Numa entrevista à Exame.com (www.portalexame.com.br) define a democracia organizacional como sendo um universo em que “há maior liberdade, em contraposição ao medo e controle excessivo no local de trabalho. É uma maneira de projectar as empresas para que dêem poder significativo às pessoas, ao invés de consolidar o comando tradicional, em estrutura de pirâmide, no qual o poder é privilégio do topo. Quando adoptam a democracia organizacional, as companhias são mais eficientes, lucrativas, inovadoras e capazes de atrair e reter talentos”. 
Nesta entrevista invoca ainda a experiência da brasileira Semco, que é um dos modelos mais conhecidos e respeitados da democracia organizacional, a Semco e que fez a fama do seu promotor Ricardo Semler. 
Este modelo baseia-se em dez princípios fundamentais que criam a democracia organizacional. E entre os quais estão a transparência, o diálogo e a adopção de critérios claros de contabilidade. Por outro lado no site da empresa diz-se o que o a democracia organizacional é negócio, não é política, é liderança, não é gestão, é estratégia, não é dimensão.

Organizational Democracy is:
Organizational Democracy is not:
Business
Politics
Conversations
Concensus-only
Decentralized Networks
Being Flat
Leadership
Management
Universal Ideals
American-only ideals
Strategy
Size
Knowing when to be fast AND when to be slow
Being Slow
Giving up the delusion that you're in control
Giving up control
Profits and people
Ignoring profits
Creating meaningful work
Cosmetic office parks
Being a great workplace for those who can thrive in a decentralized and dynamic environment
Being a great workplace for everyone
Making Decisions
Analyzing decision-making techniques
A quadruple bottom-line (financial, community, external environment AND internal environment)
Only a triple bottom-line
Ongoing participation in things that matter
Voting on everything































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